36º Carijo da Canção Gaúcha

06 a 30 de maio de 2021

Segundo ano da Pandemia COVID - 19

Festival Carijo Da Canção Gaúcha

https://www.facebook.com/festivalcarijo

Nos primeiros dias de maio, já se pode observar o despontar das primeiras barracas no Parque de Exposições Tealmo José Schardong, em Palmeira das Missões. Em pouco tempo, a Cidade de Lona vai se erguendo, os transeuntes aumentando, os palcos vão sendo montados, os vendedores ambulantes começam a surgir com seus artefatos luminosos, os sons de risadas, conversas e uma festividade musical vão se fundindo e ecoando pela Vilinha, anunciando a chegada do evento mais esperado do ano: o Carijo da Canção Gaúcha.

Considerado Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, por força da Lei Estadual nº 12.282/05, o Carijo da Canção Gaúcha é um festival de música nativista, realizado anualmente no município de Palmeira das Missões, sempre no último final de semana de maio, com duração de quatro dias, conforme a tradição. Diante de sua magnitude, o Cone Sul garantiu ao Carijo da Canção Gaúcha o reconhecimento de festival referência no gênero tradicionalista gaúcho, e por esse motivo, integra a agenda oficial de eventos culturais e turísticos do Estado do Rio Grande do Sul.

O Carijo da Canção Gaúcha é organizado pela Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões, sob coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e ainda conta com o auxílio de uma Comissão Organizadora e da Secretaria Municipal de Educação para realização do Carijinho. Além disso, o Festival conta com o apoio indispensável de aporte financeiro, em especial, de empresas locais, regionais e estaduais.

Ao longo de mais de três décadas de história, o Festival vem possibilitando à comunidade regional a apreciação da arte, da gastronomia e da história de nosso estado, além de promover o turismo, entretenimento e fazer a economia local girar. Com 34 edições ininterruptas de festival, 2021 é o segundo ano em que o Carijo não fará a colheita dos ervais em virtude da pandemia causada pela COVID-19.

No entanto, para assegurar as festividades do mês de Maio, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, juntamente com a Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões, elaborou uma programação alternativa para celebrar os 36 anos de Carijo da Canção Gaúcha, de modo a preservar a saúde dos conterrâneos. Desse modo, a celebração conta com atividades onlines e semipresenciais, como o espetáculo em Drive-In, o Carijo em Casa e o 18º Carijinho da Canção Gaúcha (fase local).

A programação contará com oficinas, lives, debates, entrevistas e muita música. A agenda carijense deste ano, visa assegurar a safra cultural da comunidade regional e dos artistas locais, mesmo que em um contexto atípico. O intuito da Comissão Organizadora do Carijo 2021, é resgatar a essência do tradicionalismo e valorizar as manifestações culturais tradicionalistas de nosso município, uma vez que o Carijo da Canção Gaúcha é um dos mais renomados festivais nativistas do estado, cujo êxito é motivo de orgulho para a Vilinha e aqueles que nela vivem.

36.png
361.JPG
1.jpg
2.jpg
3.jpg
4.jpg
5.jpg
6.jpg
7.jpg
8.jpg
9.jpg
10.jpg
11.jpg
14.jpg