SÍMBOLOS CULTURAIS DE PALMEIRA DAS MISSÕES

Henrique Pereira Lima

 

Todas as organizações sociais humanas, desde as maiores como as nações, até as pequenas agremiações e associações, possuem símbolos. Através de desenhos ou objetos, os sentimentos de pertencimento e de comunhão são representados, o que contribui para o fortalecimento da identidade social e cultural do grupo. Através dos desenhos, emblemas e cores, a história, os valores e os princípios considerados relevantes, são aí eternizados.

A sociedade humana, ao longo do tempo, continuamente reelabora o seu universo de símbolos e imagens.  Portanto, as imagens do universo social são representações construídas, e como tal, podem ter sua forma e seu sentido resignificados.

Mas, no universo dos elementos culturais sujeitos a terem seus significados alterados dentro de uma sociedade, devido a passagem do tempo, os símbolos se destacam, devido a sua capacidade de resistir à passagem do tempo. Os símbolos culturais, quando adquirem força de tradição, conseguem enfrentar a passagem do tempo, conservando sua forma e seu sentido. 

Os símbolos, sejam eles cívicos ou culturais, são elementos indispensáveis à sociedade humana. Os símbolos são componentes essenciais para a edificação do sentimento de pertencimento e do sentido da existência de uma comunidade como um organismo autônomo no conjunto geral das sociedades humanas.  E, esse papel desempenhado pelos símbolos ocorre de duas maneiras:

> Na elaboração de um sentimento de pertencimento que é partilhado por todos os membros do grupo;

> Na evidenciação das caraterísticas que diferenciam o grupo social dos demais grupos.

SÍMBOLOS OFICIAIS E CULTURAIS DE PALMEIRA DAS MISSÕES

Os símbolos comumente podem ser agrupados de forma didática em dois grandes grupos: Símbolos Culturais: assim, determinados pela sua representatividade e identificação afetiva junto à população, sem a necessidade de um amparo jurídico; 

Símbolos Oficiais que, por determinação legal são assim reconhecidos e por leis são regidos, utilizados em documentos oficiais e em ocasiões de representação dos poderes representantes, tanto local, quanto regional ou nacionalmente.

 

Como símbolos culturais locais, Palmeira das Missões possui:

* Palmeira (Syagrus romanzoffiana);

* Árvore de erva - mate (Ilex Paraguariensis);

* Monumento ao Soldado Pé no Chão;

* Festival Carijo da Canção Gaúcha;

* Rio Macaco;

* Monumento ao Centenário

* Timbaúva;

* Monumento à Cuia;

* Chimarrão (mate);

* Etc.